Mostrar mensagens com a etiqueta Jogos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Jogos. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Fonte da Juventude

Esta semana, num acto selvagem de revivalismo e de puro egoísmo, adquiri, através do fabuloso play.com, dois deliciosos tesouros do século passado.

Primeiro consegui, para a PSP, a versão "recauchutada" (embora seja possível jogar todos os cenários originais) do fantástico Lemmings. Quem o conhece sabe, perfeitamente, quão viciante este jogo se pode tornar; os que o desconhecem, dificilmente seriam convencidos pelo que pudesse escrever aqui, já que a adição resulta, nitidamente, de uma memória de infância (ou talvez não...) - digamos, simplesmente, que é do tipo "quebra-cabeças em plataformas". Ai, que saudades tenho do Commodore!

Depois, tive a felicidade de descobrir, numa edição de 2 DVD, a série de animação completa The Mighty Thor, dos anos 60/70 (não me recordo exactamente da década e sou preguiçoso demais para pesquisar). Se tiverem presente a série Captain America, da mesma época e do mesmo tipo, percebem que uso o termo "animação" livremente, uma vez que cada episódio era mais uma sucessão de pin-ups do que, propriamente, desenhos animados. No entanto, foi essa sua característica extremamente vanguardista, que me permitiu retê-la para sempre na memória, mesmo sendo, na altura, muito jovem.

Posso garantir-vos que, nostalgias à parte, nesta semana rejuvenesci mais de 20 anos...

domingo, 31 de agosto de 2008

Dead Space

Publicada pela Image, termina em Setembro uma série de 6 comics intitulada Dead Space, baseada no jogo do mesmo nome da Electronic Arts, anunciado para Outubro deste ano.

A história (muito pouco original, mas o meu amor incondicional por ficção científica impregna-me de uma atracção sobrenatural por este tipo de temática!) acompanha uma colónia mineira que, nos seus trabalhos em pleno espaço, extrai da rocha uma forma de vida alienígena, milenar e maldita!

De salientar, no entanto, que o motivo principal pelo qual refiro esta banda desenhada se prende com o facto de a ilustração (acompanhada pelo argumento de Antony Johnston) estar a cargo de Ben Templesmith - o mesmo de Hellspawn (ver ao lado), Fell e do, infinitamente mais conhecido, 30 Days of Night. Tendo em conta os projectos a que Templesmith costuma estar associado e o seu estilo "visceral", o mote de série será, invariavelmente, o terror gore.

Apesar de já não ser possível acompanhar os fascículos (também os perdi!), estará para breve o inevitável (e sempre mais proveitoso) trade paperback.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Geek's Paradise... Parte 4

"As gentes" da GC – Leipzig.


Para meu espanto, apenas uma pequena percentagem dos visitantes usava óculos muito graduados, vestia-se como se ainda fosse a mãe a escolher o seu guarda-roupa e tinha cabelo a escorrer óleo. Mas isso não é necessariamente uma coisa boa. Basta olhar para estas figurinhas aqui em baixo. Bom mesmo é para gajos com máquinas fotográficas, como eu...

Eu espero que eles tenham uma boa razão para andar assim vestidos!


É claro que nem todos eram assim. E uma percentagem significativa dos visitantes até parecia ter uma vida social normal e não sair de casa só à noite ou de 3 em 3 meses. Vejam lá, até havia lá bastantes garotas (e jeitosas!).

A feira estava também populada por gente que fazia figura de parvo, mas que recebia dinheiro para isso. Do mal o menos, certo?


O Duke Nukem também lá estava e mandou abraços para todos. E um "tirinho" ou outro!


Não sei de onde saiu este, mas tinha pinta!


OK, OK... Este último não tem ninguém dentro da fatiota,

mas serve para aqui aparecer na mesma!


E para finalizar, a coisa que em segundo lugar chama a atenção dos geeks. As booth-babes! Essas figuras míticas que habitam neste tipo de eventos e que representam a possibilidade única na vida destes geeks de abraçar uma mulher e ainda melhor, ser apanhado em fotos com ela. Também as havia para todos os gostos. Deste a next-door girl (mas casualmente vestidas com uma mini-saia ou calçõezinhos, como manda a regra) até a madames que pareciam ter saído do strip-joint mais próximo (e não me espantava muito se tivesse razão)!

Pode não parecer, mas era para mim que elas estavam a dizer: "Adeus e até para o ano!"


Isto de estar sempre de pé e looking pretty tem muito de cansativo.


Intercâmbio cultural. A menina das corridos é amiga da ultra-guerreira de Marte!


Não sei o que elas estavam a tentar camuflar. Eu encontrei-as facilmente!


A mentalidade ecológica das alemãs vê-se em todo lado.

Até para o trabalho viajam juntos e poupam "gota".


Além das personagens virtuais havia algumas como esta,

das quais só 80% é que é verdadeiro e o resto é artificial...


Pronto! Já esgotei o tema, até ao próximo ano. Espero que não tenha sido muito maçador para V. Exas. As minhas desculpas em particular para a nossa amiga Soneca, mas eu sei que ela tem um grande coração e que me perdoa. Ela já sabe que é demasiado tarde para nós mudarmos...

Geek's Paradise... Parte 3

Destaques aqui do je...

É difícil saber por onde começar, tanto que é o material que nos assalta os sentidos na Games Convention. Foi bom ver uma demonstração em palco de Fable 2, embora tenha ficado desiludido com a falta de comparência de Peter Molineux (lendário criador de jogos), como estava anunciado no programa, na sessão a que assisti. Se calhar escolhi o dia errado para comparecer.

Estranhei a ausência da nVidia na exposição (embora me possa ter escapado de vista, mas parece-me que não estavam lá mesmo), principalmente tendo em conta que a Intel e AMD/ATI estavam em todo lado, não só em expositores próprios, mas também associados a produtores de outro hardware ou mesmo jogos.

Outro destaque vai para a diversidade de oferta, não só dentro da indústria dos jogos mas também nos mercados "paralelos", tais como tradecard games, indústria automóvel ou todo o tipo de merchandising associado.

Chill out areas...

Não sei porquê, mas quando cheguei a casa tinha uma vontade enorme de comprar um VW!

Encenação de uma batalha qualquer. Como não era Aljubarrota, não liguei muito a isto...

Mas bom, bom mesmo, foram os meus dois destaques seguintes:

- Starcraft II, numa demo jogável pelo público, na qual não pude participar devido às enormes filas de espera para experimentar o jogo. Lindo, lindo! Apesar de não haver data oficial para o lançamento do jogo, a presença de uma demo jogável pelo mais comum dos mortais, indicia boas coisas. Infelizmente, nada de Diablo 3. Tendo em conta que o anúncio foi feito recentemente e que a BlizzCon está para breve, é de esperar que eles tenham guardado este trunfo para o seu próprio evento.

Sortudo duma figa!

SAIAM TODOS DAÍ! EU QUERO JOGAR! SUAS LAPAS!

- Fallout 3, numa demonstração cheia de estilo, feita dentro de uma Vault (com os assistentes vestidos a rigor, como Vault-dwellers, e memorabilia como telefones antigos e contadores geiger), na qual foi possível assistir a cerca de 15/20 minutos de jogo, apresentado por um membro da Bethesda Europe. A Bethesda parace ter em mãos mais um êxito. Só foi pena a demonstração ser orientada para o combate e não ser possível assistir a cut-scenes ou diálogos, mas o que deu para ver deixou-me com a certeza de que este é um jogo a ter e que possivelmente é um bom sucessor para as duas primeiras partes da série, apesar da mudança no estilo de jogo. O sistema de combate V.A.T.S. que permite fazer uma pausa na acção (que é em 1.ª ou 3.ª pessoa) e usar action points para fazer tiro ao alvo nos nossos oponentes é muito interessante e parece bem aplicado, sendo assim um sucessor à altura do combate por turnos dos outros dois jogos. Os cenários parecem grandiosos e fieis ao que uma grande cidade devastada por um ataque nuclear deve parecer. A partir de finais de Outubro, lá vou eu dar uma corridinha até uma loja ;-)

Eu fui um Vault-dweller, ainda que por breves minutos! Agora brilho no escuro!

Geek's Paradise... Parte 2

Muito para ver, muito para fazer.

Vou começar pelas partes menos importantes: concertos para ver (tirando uma ou outra bandazita de rock, o resto afigurava-se como um bocado foleiro), entretenimento para a catraiada sob a forma de jogos didácticos, e-sports e desportos verdadeiros na área ao ar livre. Para todos os gostos. Até o Centro de Emprego lá tinha um expositor, vejam lá. Os palcos também deram lugar aos visitantes que queriam ganhar alguns prémios, através de concursos de dança ou de jogos como Rock Star ou Guitar Hero.

Sim, sim, eles eram autênticos "animais de palco"!


Também não faltaram competições de futebol virtual e outros jogos em rede.


Agora ao que mais interessa:

- Hardware: um pavilhão quase inteiro dedicado aos expositores de hardware. Desde o mais básico componente de PCs, até ao sonho húmido de qualquer modder que se preze, havia de tudo. Sem esquecer obviamente os acessórios - cadeiras, ratos, teclados, monitores, etc.

O avô também quer experimentar as engenhocas!

- E finalmente jogos:

Muitos, variadíssimos! Demasiados para um tipo como eu, com sérias limitações de memória e com grave défice de tempo/energias!

Os monstros da indústria estavam todos lá e não perderam a chance de mostrar os novos produtos ou reforçar junto do público a sua oferta actual. Muitos dos expositores permitiam aos visitantes experimentar os jogos que apresentavam e como não é difícil de adivinhar chegar perto de alguns PCs ou consolas afigurava-se como tarefa complicada... A organização aplica um método simples e eficaz de controlar quem tem acesso aos jogos, através de uma pulseira adesiva colorida, que permite aos expositores distinguir os visitantes com mais de 12, 15 ou 18 anos. Assim só os últimos têm acesso aos jogos para adultos, que se encontram dentro de expositores fechados. Vários jogos tinham direito a uma apresentação em palco, com vídeos, gameplay ao vivo e narração por parte de membros da equipa de desenvolvimento.

Membros da equipa que fez S.T.A.L.K.E.R. lutam contra a invasão de som de um
palco vizinho, na tentativa de falar sobre o seu jogo.

Geek's Paradise... Parte 1

Pois é, meus amigos. Eu estive lá. E chama-se Games Convention - Leipzig.


A edição de 2008 realizou-se no passado fim-de-semana e pude marcar presença durante umas 5 horitas de um dos dias do evento. Soube a pouco, mas infelizmente não deu para mais. Vi muita coisa e tantas outras ficaram por ver. Paciência, para o ano deverá haver mais.

O evento realiza-se na Messe de Leipzig, que é como quem diz Exponor. Este ano foi de 21 a 24 de Agosto e esteve recheada de gente de todo o género e idades. Mais precisamente, 203.000 visitantes. Nada mau, certo?


A Games Convention é um evento para toda a família. Além do material todo dedicado aos hardcore gamers existe também muito entertenimento para os mais "piiiquenos" e os pais. Concertos também, com vários convidados musicais a marcar presença em palcos espalhados pelos pavilhões de exposição.

Mais pormenores nos próximos posts.

A edição de 2009 já está marcada para o período de 19 a 23 de Agosto. Já podem ir marcando a viagem, eheheh.

sábado, 12 de abril de 2008

Proud Owner of a PSP


Pois é, chamem-me vendido, vira-casacas, mas passei a jogar na outra equipa. É verdade que já tinha feito uma incursão no território do inimigo, há 2-3 anos atrás, quando comprei uma XBox (vá lá, com o disco rígido, gráfica da nVidia, processador Intel e a chancela da Microsoft, não se pode chamar, verdadeiramente, "traição"!) e, também, não deixa de ser verdade que o PC foi, e será sempre, a minha máquina de eleição. Mas, sei lá, gadgets tiram-me do sério.
A possibilidade de usufruir, em qualquer lado, de jogos, vídeos, música, imagens e internet e a (para já) capacidade de expansão para máquina fotográfica e GPS, tudo isto concentrado num "bichinho" lindo, de umas dezenas de gramas, com uma tela de definição invejável (tendo em conta o tamanho!) é algo que faz afluir as minhas emoções!
Por isso sou o que vocês quiserem (nunca largarei o PC, é certo), mas não abdico da minha "unidade compacta de entretenimento e prazer incomensurável" (cuidado com os maus pensamentos).