segunda-feira, 24 de maio de 2010

Silogismo do dia # 2

Reportagem apresentada no Telejornal da RTP 1, dia 20 de Maio. Vídeo disponível aqui.



Conclusão:
Quem nunca abortou, é boa pessoa.
Hitler nunca abortou.
Logo, Hitler é boa pessoa.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Discos Pedidos # 18



The Divine Comedy - "Absent Friends"

Poema do dia # 1

As mulheres aspiram a casa para dentro dos pulmões

As mulheres aspiram a casa para dentro dos pulmões
E muitas transformam-se em árvores cheias de ninhos - digo,
As mulheres - ainda que as casas apresentem os telhados inclinados
Ao peso dos pássaros que se abrigam.

É à janela dos filhos que as mulheres respiram
Sentadas nos degraus olhando para eles e muitas
Transformam-se em escadas

Muitas mulheres transformam-se em paisagens
Em árvores cheias de crianças trepando que se penduram
Nos ramos - no pescoço das mães - ainda que as árvores irradiem
Cheias de rebentos

As mulheres aspiram para dentro
E geram continuamente. Transformam-se em pomares.
Elas arrumam a casa
Elas põem a mesa
Ao redor do coração.

Daniel Faria, Homens Que São Como Lugares Mal Situados

Rock n' Roll is Dead! 3

Não sei se isto só me acontece a mim ou se, porventura, estou mais atento que os demais. A verdade é que nos meus triviais percursos urbanos, lá vou tropeçando em pequenos fragmentos de brilhantismo.
Exactamente numa dessas excursões, na semana passada, cruzei-me com dois indivíduos, um dos quais, cinquentão, arraçado de "trolha" (sem sentido pejorativo, meramente contextual), lusitaníssimo no orgulhoso uso de pilosidade lábio-facial, enclausurou a minha a atenção durante uns sólidos 6 segundos, mas que, volvidos vários dias, ainda assalta as minhas vigílias.
Dotado de um singular sentido estético, envergava uma tradicional, mas elegante combinação de calças de ganga e t-shirt, sendo que a mesma, despretensiosamente preta, apresentava pretensiosamente escrito através de brilhantes (símbolo de virilidade latente por oposição às excessivamente femininas lantejoulas) o seguinte excerto de uma vivência:

MUSTS FORGET YOU

Uma desilusão de amor? À primeira vista dir-se-ia que sim. É só após uma análise mais fina, ainda que não necessariamente menos superficial, que a mensagem nas entrelinhas, epifanicamente, se desdobra e oferece em toda a sua plenitude semântica - desiludido sim, não de amor, mas com um sistema de ensino que nunca dotou o indivíduo do domínio de instrumentos que lhe permitissem identificar que nem tudo o que se apresenta noutra língua, só porque para si ininteligível, está, imperativamente, bem escrito.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Um Funeral à Chuva

Já muito se falou sobre este filme. Um Funeral à Chuva é um filme português realizado por Telmo Monteiro e com as participações de Alexandre da Silva, Hugo Tavares, Pedro Diogo, Pedro Górgia, João Ventura, Luís Dias, Sandra Santos e Sílvia Almeida.

O filme é o resultado de uma grande vontade de um grupo de pessoas que não se deixou demover pela falta de capital. O filme não teve quaisquer apoios financeiros, quaisquer subsídios. Telmo Monteiro reuniu uma grande equipa de profissionais que acreditaram no projecto e resolveram doar o seu talento, sem receberem qualquer contrapartida monetária. O realizador e esta equipa contaram também com o apoio de algumas empresas e entidades que tornaram possível a conclusão do filme (no site oficial do filme, estão listadas essas empresas e entidades).

Deixo-vos aqui o trailer:



Como os profissionais que participam no filme abdicaram do justo pagamento para que o projecto se tornasse realidade, a remuneração que obterão será a que resultar dos lucros obtidos pela comercialização do filme. Assim, façam o favor de o ir ver ao cinema ou de comprarem o DVD.

domingo, 2 de maio de 2010

The Last Airbender

M. Night Shyamalan é um realizador que até aprecio e que tem escrito e dirigido alguns dos filmes mais originais que tenho visto. A sua última criação, The Last Airbender, consiste na adaptação da popular série de animação homónima da Nickelodeon.

A estreia do filme está prevista para Julho deste ano e o trailer final já anda a circular por diversos sítios. As imagens são de encher o olho, mas confesso que não se trata do tipo de filme que me fará ir a uma sala de cinema.

De qualquer forma, deixo aqui o trailer para que possam ver o que o senhor Shyamalan tem andado a fazer: