sábado, 22 de março de 2008

Coraline

Coraline é um livro infanto-juvenil (e não só) que conta a história de uma menina, cuja curiosidade a leva a abrir uma misteriosa porta na sua nova casa. À semelhança do que aconteceu com Alice (no País das Maravilhas e do Outro Lado do Espelho), Coraline entra numa espécie de mundo paralelo fantástico. E lá encontra um outro pai e uma outra mãe que não pretendem deixá-la ir embora... Este livro é da autoria de Neil Gaiman, um dos melhores autores britânicos da actualidade. Já ganhou vários prémios que são a prova de que quer os críticos, quer os leitores apreciam o valor e a originalidade da sua obra. E Coraline não é excepção, pois esta misteriosa história já foi premiada várias vezes.
Admiro bastante a obra de Gaiman e sou incondicionalmente fã deste grande senhor há quase uma década. E (roam-se de inveja!) tive o prazer e o privilégio de estar frente a ele e cumprimentá-lo, aquando da sua vinda a Lisboa, para um festival de Banda Desenhada há alguns anos (6 ou 7, se a memória não me falha). Como seria de esperar, um homem humilde, acessível e extremamente simpático. (E lá tenho em casa o Violent Cases autografado para eternizar o momento. Ok! Não me vanglorio mais!)

Rumores havia acerca da adaptação deste romance ao cinema (Esta não é, como sabem, a primeira incursão de Gaiman no cinema. Recorde-se MirrorMask, em parceria com Dave McKean – seu colaborador de há vários anos na ilustração de diversos livros e das capas de The Sandman -, e a adaptação de Beowulf e Stardust, por Robert Zemeckis e Matthew Vaughn, respectivamente).
Mas estes rumores passaram a certezas. Já circula há algum tempo um teaser trailer, que nos deixa antever o que por aí vem. Ora vejam lá:



O filme tem estreia marcada para Fevereiro de 2009, nos Estados Unidos. De acordo com as informações já disponíveis, Dakota Fanning (A Guerra dos Mundos e A Teia de Carlota), dará voz à pequena Coraline e, ao que parece, poder-se-ão ouvir também as vozes “britcómicas” de Jennifer Saunders e Dawn French (Absolutely Fabulous e French and Saunders).
Como viram no trailer, a realização é de Henry Selick, o realizador do extraordinário The Nightmare Before Christmas. E Gaiman com Selick só pode significar uma grande obra!

Sem comentários: