terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Watchmen cancelado?

(Atenção: nenhum dos dados deste post foi retirado de fontes oficiais e, como todo o bom rumor não confirmado, poderão não ser válidos!)

Pois é, na minha habitual deambulação mensal ao "Mundo Encantado dos Brinquedos" (leia-se comic store) onde eu e os da minha espécie encetamos, por vezes, animadas tertúlias de 15 minutos (das quais todo o tipo de informação inútil, mas interessantíssima, costuma brotar) descubro que, prontinho a estrear, Watchmen poderá não ser exibido, visto a Fox, aparentemente, ter conseguido uma leitura de sentença favorável por parte dos tribunais.

Para quem não faz a mínima ideia do que estou a falar, de forma muito sucinta (até porque os contornos desta questão são, previsivelmente, obscuros), o que se passa é o seguinte: aparentemente, os direitos de rodagem de Watchmen adquiridos pela Warner Bros. ainda pertenciam à Fox - o mais irónico é que a BD na qual o filme se baseia foi publicada pela DC Comics, uma empresa do grupo Time Warner.
Assim sendo, a queixa apresentada pela Fox foi deferida judicialmente, impedindo a estreia da película. A forma de contornar esta situação, poderá passar por uma de duas alternativas (mais ou menos) dolorosas para a Warner Bros. - ou interpõem um recurso que (claro está!) poderá levar anos a resolver ou aceitam pagar os 300 milhões de dólares que a Fox exige como compensação para a exibição do filme.

Os comentários, deixo-os para vocês...

2 comentários:

horned_dog disse...

Pois, eu já tinha lido uma cena semelhante... Aparentemente o problema reside numa transferência de direitos que terá ocorrido e numa cláusula que pelos vistos é comum em Hollywood. A transferência de direitos ocorre quando um estúdio deixa de ter interesse em realizar um determinado projecto, podendo assim outro estúdio pegar no filme e fazê-lo, mas a cláusula em questão reserva aos primeiros uma palavra final na execução do projecto, se ocorrerem alterações "relevantes" ao projecto, depois de este ter passado de mãos. Pelos vistos o que a Fox alega é que o projecto tomou uma direcção diferente aquela que tinha quando eles perderam o interesse no projecto e que não lhes deram o direito de tomar de novo conta do projecto quando as alterações ocorreram. Se não estou a incorrer em erro, isto é o que me recordo de ler um artigo confuso sobre o assunto e que me deu dores de cabeça, com paleio "legal"! A ser assim, isto não é mais do que tentar roubar o trabalho alheio, uma vez que a Fox esperou até o trabalhinho estar completo e ter aspecto de que vai render "bués" no box office... Palhaços!

Curufinwë disse...

Sim, eu também já tinha lido um artigo, mais ou menos, críptico sobre a tal transferência de direitos.
Já que não gastaram um tostão com a produção do filme, a Fox poderia ter pedido só metade do valor da indemnização que, ainda assim, seria lucro absoluto e estupidamente considerável!

**da-se! Só nos EUA é que um gajo ganha ao McDonald's ou às tabaqueiras por ser gordo e ter cancro do pulmão...