terça-feira, 23 de setembro de 2008

Vídeos com História # 2

“Everlong” foi o 2.º single retirado do 2.º álbum dos Foo Fighters, The Colour and the Shape, o álbum que acabou definitivamente com a ligação umbilical de Dave Grohl aos Nirvana e o mostrou como um artista autónomo.
O vídeo desta música foi realizado pelo talentosíssimo Michel Gondry (The Eternal Sunshine of the Spotless Mind, Be Kind, Rewind). A história é mais ou menos esta: dois assaltantes (Pat Smear e Nate Mendel) dirigem-se a uma casa com o intuito de a assaltar. Lá dentro, no quarto, marido (Dave Grohl) e mulher (Taylor Hawkins) dormem. Ambos estão a sonhar e, apesar de serem sonhos independentes, quer um quer outro entram no sonho de um e de outro. No sonho de ambos, estão também presentes dois vilões. A certa altura, os sonhos misturam-se passam a fazer parte um do outro e ambos se misturam com a realidade. Pelo meio, ainda nos deparamos com referências a Sid Vicious e Nancy Spugen e com óbvias influências a The Evil Dead.
O que é curioso é que, inicialmente, Gondry teve imensos problemas na gravação deste vídeo e foi bastante difícil convencer a banda a realizá-lo por diferentes motivos:
1. Pat Smear (um dos ladrões) estava preocupado com o impacto negativo que a sua imagem podia ter junto dos fãs por representar um vilão;
2. Hawkins não achava grande piada ao facto de ter de representar uma donzela em perigo;
3.nenhum dos elementos da banda queria passar uma imagem sexista para os fãs;
4. e finamente, a impossibilidade de Gondry colocar uma mulher na cama com Grohl – a sua namorada na época era tão ciumenta, que não permitiu que Grohl partilhasse a cama com outra mulher, mesmo sendo apenas para a gravação do vídeo (!).
Enfim, eram queixas atrás de queixas! Mas o mais curioso é que apesar de todas as restrições e apesar de parecer que Gondry estava perante um grupo de meninos de coro exigentes, o que é certo é que este vídeo contribuiu bastante para cimentar a imagem que a banda tem hoje junto dos seus seguidores e que é, ao que parece, a mais justa: a de um grupo de tipos porreiros, divertidos e sem receio de parecerem ridículos. Eles sempre lá estiveram… Coube a Gondry a tarefa de os tornar públicos.

Music Videos by VideoCure

"Everlong" - Foo Fighters (Realizado por Michel Gondry)

2 comentários:

Kaamuz disse...

Sem tirar nem pôr.. lol :)
..clip que vale por uma adolescência inteira!
Fiquei curioso é que não sabia que o Gondry tinha + filmes... humm...
(vou investigar:)

Curufinwë disse...

Parafraseando O Saudoso Estagiário (vocês sabem quem ele é):

-"Que comidela de tola!"

Gondry tem, nitidamente, algo a resolver com o mundo do onírico.
A homenagem a The Evil Dead adoro. O carácter divertido da banda já não é novidade para mim, embora todas essas "meninices" de más influências e travestismos me tenham surpreendido, um pouco.
Quanto às mutações de Dave Grohl só tenho uma coisa a dizer:

-"Talk to the hand!"