segunda-feira, 12 de maio de 2008

And the Oscar goes to...

Ok, isto dos filmes tem muito que se lhe diga e é claro, como em tudo, os gostos variam muito. Mas de vez em quando aqui e ali encontra-se uma opinião que salta aos olhos da malta como sendo exagero.

Por acidente, encontrei este artigo no MSN.com:

http://movies.msn.com/movies/movie-guide-summer/worst-blockbusters?GT1=28117

É um artigo de opinião sobre alguns dos mais badalados filmes (ou com maior hype, antes de estrear) que depois se revelaram como maus filmes (flops comerciais, superficiais, pura e simplesmente maus, etc.) escrito por Sean Nelson, de Seattle. Nunca espero concordar com tudo neste tipo de artigos, derivado da óbvia subjectividade do tema mas, a meu ver, o artigo parece querer bater em tudo a torto e a direito. Sou fã de cinema de ficção científica e de acção, mas não engulo tudo e considero que tenho algum critério no que vejo e nas minhas opiniões. Por isso acho este artigo muito difícil de digerir, nomeadamente o que está escrito sobre os filmes do Homem-Aranha do Sam Raimi, os Star Wars (todos) e mais um ou outro mencionado no artigo (nomeadamente a suposição de que alguns filmes que estão prestes a estrear serão automaticamente maus).

Não admira que o Editor do MSN tenha acrescentado aquele disclaimer no fim do artigo!

Aqui ficam com alguns links para reviews escritos por Sean Nelson, que me deixaram a cuspir bílis:

- Hellboy (e uma visão geral sobre filmes de super-heróis - meu caro amigo Curufinwë vais adorar este!!!);

- Black Hawk Down;

- Bowling for Columbine;

- Apocalypse Now Redux.

Assim sendo, atribuo a este senhor o Oscar para o Maior Ressabiado Que Eu Li, Nos Ultimos Tempos.

2 comentários:

Soneca disse...

Meu amigo, acabaste de me dar a conhecer um novo ódio de estimação! Mas que tipo tão “ressabiado”. Resumindo: para este senhor, só se safam o Superman de Richard Donner, os X-Men de Singer e, com jeitinho, o Hulk de Ang Lee. Apesar de não ter uma relação tão umbilical com a BD como tu e o Curufinwë, fiquei deveras irritada com os comentários deste “senhor”: “Tim Burton’s horrible Batman”, “Sam Raimi’s indefensible Spiderman”, “Hellboy’s incoherent story”, ou facto de ele achar que o único vilão decente é o protagonizado por Gene Hackman. Mas o que me deixou a praguejar, foi o comentário que ele fez ao Unbreakable, do Shyamalan: “worse than all of these, an exercise in superhero existencialism that not only bought the bullshit, but was convinced that the bullshit had Biblical gravitas”. Infame!

Só mais uma coisa! O filme do Iron Man é muito bom (não sei se já viste). O Curufinwë saiu do cinema, extremamente satisfeito ;) e é de esperar algo escrito por ele sobre o filme, aqui na Pensão. Como tal, por curiosidade fui ao MSN e ao jornal The Stranger para ver as opiniões do nosso “amigo” Sean Nelson sobre ele. E, curiosamente, não vi lá nada dele: o crítico do jornal (http://www.thestranger.com/seattle/Content?oid=570352), considera-o, no geral, um bom filme (boa história, óptimas interpretações, cenas de acção fracas) e os 3 críticos do MSN (http://movies.msn.com/movies/Movie.aspx?m=2076905&mp=cr) davam-lhe 4 estrelas e 4,5 estrelas (2 vezes) em 5! Nada mau. Mas não havia sinal de Sean Nelson. O que terá acontecido? (E fico por aqui, que isto não parece um comentário, mas sim um post).

Curufinwë disse...

Por mais estranho que pareça ouvirem-me (ou lerem) dizer isto, em certa medida, percebo perfeitamente o que ele está a dizer (ou a escrever) e, de uma forma meio distorcida, até concordo com grande parte.

Claro que jamais poderia ter qualquer afinidade intelectual com alguém que descarta, tão displicentemente, o Batman ou o Spiderman e, francamente, o comentário negligente ao Unbreakable tira-lhe, para mim, qualquer tipo de credibilidade que alegue ter para, tão impune e prepotentemente, debitar impropérios como se de críticas certificadas, absolutas e dogmáticas se tratassem.

Teria sido, em tempos, como ele próprio diz, um comics nerd? Se sim, como não detectar as nuances do Unbreakable, no que diz respeito à Banda Desenhada e a toda a iconografia super-heroística como marco cultural? Como não adivinhar toda a fantasia, não negada, mas insinuada, no realismo e verosimilhança da personagem do Bruce Willis? Como não perceber a homenagem velada aos clássicos antagonistas no Mr. Glass, interpretado pelo Samuel Jackson?

Perdoem-me toda esta verborreia, mas, a meu ver, ele é fã do Tio Patinhas (o que até nem é mau...)!